terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Federação Paranaense de Basketball (FPRB) lança programa de desenvolvimento do Basquetebol Paranaense



Curitiba / PR - Na última quarta-feira (8 de dezembro), estiveram reunidos com o Presidente da Federação Paranaense de Basketball (FPRB), Amarildo Rosa, na sede da entidade em Curitiba, os professores Elias Rudek e Fabio Pelanda, responsáveis pelos departamentos Feminino e Masculino da Federação, respectivamente.

Durante a reunião foram discutidos vários assuntos ligados ao desenvolvimento do basquetebol paranaense, dentre os quais, o trabalho realizado nas seleções estaduais que atuaram no ano de 2011 e atuarão em 2012.

Também como pauta da reunião e novidade para o ano de 2012 está a criação do “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO” do Basquetebol Paranaense, que será iniciado já no mês de fevereiro, segundo o presidente Amarildo Rosa.

“A idéia do programa é desenvolver etapas de treinos com alguns dos melhores atletas da modalidade no estado, oportunizando aos talentos e técnicos do basquete paranaenses uma troca de experiências. Iniciaremos com um primeiro formato, onde reuniremos o total de 30 atletas das categorias sub15 e sub17, tanto no masculino quanto no feminino. Nesta etapa propiciaremos aos atletas uma etapa de treinos voltada aos fundamentos da modalidade. Acho que essa é uma maneira de iniciarmos o ano de forma motivadora aos atletas, e aumentando o conhecimento dos técnicos através da troca de informações. Ainda não seria uma seleção estadual, que seria convocada posteriormente para mais 2 etapas”.

Amarildo cita ainda outros pontos importantes nesse tipo de trabalho: “Vivemos uma época de retomada da modalidade no País e o Paraná está procurando fazer a sua parte. Teremos já entre os dias 05 e 12 de fevereiro de 2012 uma etapa do Programa. O importante é iniciarmos e ao longo do tempo adequarmos às necessidade que detectarmos. O Paraná já inovou na criação do Sul Brasileiro de Seleções Sub14 e agora damos mais um passo na busca constante da melhora do basquete Brasileiro”.

Elias Rudek, responsável pelo Departamento Feminino da FPRB, destaca a importância deste tipo de atividade: “Considero esse contato entre os atletas e também entre os técnicos o fator mais importante. Procuraremos trazer o máximo possível de atletas com potencial para representar nosso estado futuramente e também alguns dos principais técnicos que atuam com essas meninas. Com isso certamente teremos uma grande troca de experiências e uma otimização do trabalho com a modalidade no Estado”.

Fabio Pelanda, Diretor do departamento Masculino na Federação Paranaense e um dos idealizadores do programa destaca a importância da etapa: “Talvez essa seja uma maneira de aproximarmos ainda mais a forma como trabalhamos a modalidade no estado e diminuirmos a diferença. Será muito importante termos essa interação sem o compromisso do treinamento de uma seleção Estadual, onde existe pouco tempo. Em uma semana os técnicos poderão, de forma mais específica, trabalhar os fundamentos de cada atleta, dando assim uma colaboração de si para todos os atletas.”

Fonte FPRB e CBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário